Carreira, Coaching

Planeje seus objetivos a partir de seu propósito

Num mundo onde as mudanças são muito rápidas e tudo é incerto, a forma como planejávamos nossas vidas ou carreiras até alguns anos atrás fica cada vez mais distante. Cabe-nos muita agilidade na resposta às demandas imediatas e foco nas ações de mais longo prazo, exigindo que conheçamos nosso propósito de vida, as competências com que lidamos naturalmente e aquelas que precisam ser desenvolvidas.

Quando for planejar objetivos e metas profissionais, seja para si ou sua empresa, parta de seu propósito, algo individual, personalizado, único, exclusivo e que defina a sua visão sobre o futuro. Observe tendências, pesquise modelos que estejam sendo desenvolvidos no mundo e planeje com base naquilo que se apresenta como possibilidade concreta de realização e que se vincule aos seus sonhos. Muitas vezes, planejamos com base na nossa própria experiência de sucesso, mas, atualmente, o que o trouxe até aqui não necessariamente servirá para levá-lo adiante. Desafie-se continuamente e permita que todos de sua equipe descubram seus propósitos e que os alinhem com o de seu negócio. Ao facilitar essa conexão, você se tornará um líder melhor e coordenará uma equipe mais produtiva. Compreenda a importância da felicidade no trabalho como uma efetiva ferramenta de aumento de desempenho.

Caso precise desenvolver alguma competência requerida para realizar seus planos, saiba que há profissionais que buscam estimular o seu desenvolvimento e que o apoiarão durante a elaboração de estratégias e planos de ações. São os coaches, que conduzem processos de autoconhecimento e planejamento estratégico pessoal, denominados coaching.

O processo de coaching é sempre desafiador para quem o realiza, pois o coach irá questionar o cliente sobre inúmeros temas. Questões como “o que você quer para a sua vida?”, “o que você sempre sonhou em fazer e ainda não fez?”, “o que será necessário para atingir seus objetivos?” fazem parte do processo, que buscará desenvolver no cliente os recursos internos requeridos para o sucesso de seus planos.

Isso faz com que o processo de coaching seja para poucos. Somente quem deseja, efetivamente, transformar a forma de se relacionar com desafios, necessidades e desejos saberá valorizar e usufruir dos insights percebidos ao longo do processo e que, certamente, transformarão sua vida e seu caminho.

E você, sente-se em condições de desenvolver seu propósito, planejar seu futuro profissional e realizar seus objetivos?

Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s